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JACOTEI

sexta-feira, 26 de março de 2010


A religião romana primitiva se modificou com pela incorporação de novas crenças em épocas posteriores, e por assimilação de grande parte da mitologia grega. A religião romana se consolidou antes de que começasse a tradição literária e os primeiros escritores que se ocuparam dela, desconheciam suas origens. Assim ocorreu com os "Fastos" do poeta Ovídio, que possuía grande influência dos modelos alexandrinos, que incorporavam crenças gregas para preencher os vazios da tradição romana.

O primeiro grande ancestral de todas as coisas romanas foi Eneas, um príncipe troiano que escapou do ataque de Tróia, passando também pelos legendários reis de Alba até os gêmeos Rômulo e Remo.

A religião romana se caracterizava por ser politeísta e antropomórfica. Os Deuses personificavam aspectos da natureza.

Entretanto, o ritual romano distinguia seus Deuses por classes: os "di indigetes" e os "di novensides" ou "novensiles". Os primeiros eram Deuses nacionais protetores do Estado. O caráter dos "indigetes" e seus festivais mostra que o primitivo povo romano não era só uma comunidade agrícola, mas também praticava o combate e a guerra. Trinta dos deuses "di indigetes" eram venerados em festivais especiais. Os dias das festas se introduziram em um calendário. Na maioria dos casos, esses Deuses, considerados menores, tinham qualidades abstratas e não tinham correspondência exata com os Deuses gregos.

Entre eles, destacamos: Abundantia, Ann Perenna, Carmenta, Clementia, Corus, Dea Dia, Dea Tacita, Faustitas, Febris, Fides, Feronia, Honos, Fraus, Indivia, Jana, Juno, Lares, Lucina, Lupercus, Mefitis, Mena, Moneta, Naenia, Nundina, Orbona, Paventia, Pietras, Pomona, Porus, Pudicitia, Semonia, Statanus, Suedela, Vacuna, Vica Pota, Virtus, Vitumnus, Volumna.

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