BUSCAPE

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

JACOTEI

sexta-feira, 26 de março de 2010


FESTIVIDADES RELIGIOSAS

Os romanos aceitaram com boas graças a incorporação de novos Deuses procedentes de outras culturas e assim se refletia no calendário religioso romano. E assim foi feito, quando os povos conquistados também assimilaram os Deuses romanos. Houve, portanto, uma mescla entre conquistadores e conquistados.

Originalmente haviam poucas festividades romanas. Algumas das mais antigas sobreviveram até finais do Império pagão, preservando a memória da fertilidade e os ritos propiciatórios de um primitivo povo agrícola. A incorporação de novos Deuses e ritos incrementou o calendário religioso e chegou a ser tão excessivo em número de festas religiosas que ultrapassaram aos dias dedicados ao trabalho.

Entre as festividades religiosas romanas mais importantes figuravam as Saturnais, as Lupercais, a Equiria e os jogos Seculares.

As Saturnais se celebravam durante sete dias, de 17 a 23 de dezembro, durante o período em que começava o Solstício de Inverno. De grande importância eram essas festas, porque toda a atividade econômica se alterava: tudo se suspendia e os escravos ficavam livres, embora por um curto espaço de tempo. Predominava um ambiente de alegria e presentes eram trocados.

As Lupercais era uma antiga celebração na qual originalmente se honrava a Luperco, um Deus pastoril. A festividade se celebrava em 15 de fevereiro na gruta de Lupercal situada no monte Palatino. Aqui nos encontramos com a história de Rômulo e Remo (fundadores de Roma), que foram resgatados por uma loba das águas do rio Tibre e os amamentou. Os gêmeos tinham sido lançados ao rio para se afogarem pelo tio Amulius, que desejava ser o próximo governante.

Rômulo e Remo não se afogaram e foram encontrados por um pastor, Fausto (Fáustulo), que os levou para sua casa, onde acabou criando-os juntamente com sua mulher, chamada Aca Larentia. Quando tornaram-se adultos, o pai adotivo contou sua história e os gêmeos mataram o tio. Logo decidiram construir uma cidade nova junto ao rio Tibre. Rômulo escalou o monte Palatino e Remo o monte Aventino. Remo viu seis abutres e Rômulo viu doze. Rômulo reclamou aos Deuses para que o favorecessem e começou a arar um sulco para marcar os limites da cidade. Mas, levantou-se entre os irmãos uma grande disputa que terminou com a morte de Remo.

Retornando as festividades, a Equiria, por sua vez, era celebrada de 27 de fevereiro a 14 de março. Esse era um festival em honra ao Deus Marte. Fevereiro e Março apareciam como a época do ano em que se preparavam novas campanhas militares. Um dos sítios das celebrações era conhecido como Campo de Marte e era onde realizavam-se corridas de cavalos, que definiam claramente essa celebração.

Já os jogos Seculares incluíam espetáculos atléticos e sacrifícios. A festa era realizada em intervalos regulares, tradicionalmente só uma vez em cada "saeculum", século, porém essa tradição não era respeitada sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário